Junto ao sonambulismo, um distúrbio relacionado ao sono, vem um mito popular. Será que acordar um sonâmbulo pode matá-lo?
Os sonâmbulos fazem as coisas mais estranhas. Há historias daqueles que saem de casa, que começam a falar, que cozinham e depois voltam à cama sem mesmo provar a comida, ou que fazem até sexo! (não me pergunte como, hahaha)
No entanto, não há nenhuma chance de matar uma pessoa com esse distúrbio ao acordá-la repentinamente.
Embora seja verdade que ao acordar um sonâmbulo, possa estressá-lo, pensar que alguém poderia morrer por um choque como esse é um mito totalmente falso, diz Michael Salemi do Centro Califórnia para Distúrbios do Sono. “Você pode assustar um sonâmbulo, e ele pode ficar muito desorientado e ter reações violentas ou confusas, mas nunca ouvi falar de nenhum caso documentado de alguém que tenha morrido ao ser despertado”.
O perigo do sonâmbulo está mais ligado ao que ele pode encontrar em seus ‘’passeios’’ noturnos.
Os episódios de sonambulismo podem durar alguns segundos ou se estender por 30 minutos ou até mais.
“O sonâmbulo está meio dormindo e meio acordado”, afirma Carlos Schenck da University of Minnesota, “O cérebro produz ondas delta e teta, o que demonstra realmente que a pessoa está em um estado de atividade noturna”.
Semana que vem voltamos, com uma nova curiolenda para você, não perca!
2 comentários:
Eu soube de um caso de sonambulismo que a pessoa se escodeu no armario! E teve uma vez que chegou até a quase entrar no elevador do predio dele.Agora já sei que posso acordar ele na proxima tentativa de fuga :P Bem curioso isso, o sonambulismo.
Na Austrália, teve um caso onde o Tribunal de Justiça absolveu um australiano que cometeu um crime durante seu "ataque" de sonambulismo.
Postar um comentário