sexta-feira, 21 de maio de 2010

Curiomania - O vício do cigarro

Do saneamento básico ao cigarro...( Figurinhas > Lixo > Saneamento Básico > Cigarro > ?? )            

            O cigarro é uma droga lícita no Brasil e, por causa dela há milhões de pessoas enfrentando quadros clínicos irreversíveis e morrendo aos poucos em todo o país. Ele é o produto de consumo mais vendido no mundo.
             Há centenas de substâncias nocivas na composição do cigarro e mesmo assim, bilhões de pessoas continuam consumindo. Para que você, leitor do blog Curiomanias, tenha uma idéia, no mundo todo, cerca de seis pessoas morrem por minuto por causa do cigarro, uma estimativa de morte de um a cada dois fumantes.

            As doenças respiratórias e cardiovasculares não afetam apenas os consumidores diretos, mas também, os chamados de ‘’fumantes passivos’’ que são as pessoas que convivem com eles.

            Além desse mal que o cigarro faz a saúde de todos os que estão ligados de alguma forma a ele (seja diretamente ou indiretamente), também proporciona uma grande diferença nas finanças do consumidor no final do mês.

            Você verá a seguir uma entrevista feita por Hugo Ottati da Equipe Curiomanias com Lailla Vaisman de dezenove anos (19), fumante desde os quatorze (14), brasileira que atualmente mora na Dinamarca:

Pergunta: Há quanto tempo você fuma?
Resposta: Bom, fumar mesmo, uns cinco anos (desde os 14 anos de idade).

Pergunta: Com qual freqüência você fuma? Em média de quantos maços diários?
Resposta: Mais ou menos um maço por dia.

Pergunta: O que fez você começar a consumir o cigarro?
Resposta: Eu acho que as maiorias das pessoas começam por influência externa, acho que talvez foi uma mistura. Não teve pressão, mas todos faziam, e misturando com a curiosidade, eu comecei

Pergunta: Você sabia das conseqüências quando começou a consumir? E sabe agora?
Resposta: Eu sabia sim. Eu acho que isso é muito divulgado, eu ficaria surpresa de conhecer alguém que fuma e não sabe. Já aconteceu de pessoas me pararem no Brasil para me informar que faz mal a saúde.

Pergunta: Você já pensou no dinheiro que você poderia estar investindo no seu futuro, mas esta utilizando para prejudicar sua própria saúde?
Resposta: Pensar eu penso, mas com o tempo eu me acostumei. Virou parte, como comprar roupa para usar. Mas também agora que eu comecei a ganhar meu próprio dinheiro, eu tenho pensado mais sobre o assunto.

Pergunta: Então pretende parar?
Resposta: Planejo para o futuro, tenho muitos amigos que vivem dizendo que vão parar, que estão tentando, mas ficam alguns dias e depois voltam. Eu tento ser mais realista. Sei que se eu tentar agora não vou agüentar, não tenho cabeça para isso. Meu estudo esta muito pesado e vivo estressada. Quero parar quando terminar o segundo grau de vez.


             Fica claro, portanto, que o cigarro (assim como o tabagismo em geral) é um dos vários vícios humanos. São atitudes que permeiam os usos das pessoas e, apenas com a recente onda da “vida saudável” – impulsionada principalmente pela nova concepção de bem-estar social trazida ao mundo pela pós-modernidade – tal hábito passou a ser combatido com intenso vigor – tanto socialmente quanto juridicamente.

              A pós-modernidade, ainda, trouxe a preocupação com o Aquecimento Global... aquecimento este que, devido ao processo de combustão ocasionado no toco de cigarro consumido pelo fumante, transforma cada consumidor tabagista num contribuidor para o Efeito Estufa

   

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...