http://www.youtube.com/watch?v=PLR0BDh-YHk
Com o advento da Copa do Mundo, volta-se à tona, mais uma vez, a febre que toma conta de muitas pessoas, independentemente da faixa etária: o Álbum de Figurinhas.
Porém, a mania não é de hoje; e, para surpresa de muitos, as figurinhas chegaram a ser uma fonte extraordinária de cultura e conhecimentos gerais. Vejamos mais de perto.
A história das figurinhas no Brasil teve início em 1907 com o lançamento da coleção de “60 bandeirinhas da Tabacaria Estrela de Nazareth”. Quem diria, após décadas e décadas, a mania foi se desenvolvendo e expandindo entre gerações, o que acabou perpetuando este saudável passatempo - dentre os mais famosos álbuns, podemos citar “A Holandeza”, “Marcapito”, “Solar”, entre outros.
(Site contendo conteúdo sobre os albuns antigos (com fotos) -> http://www.brasilcult.pro.br/ensaios/ruth/ruth.htm
(Site contendo conteúdo sobre os albuns antigos (com fotos) -> http://www.brasilcult.pro.br/ensaios/ruth/ruth.htm
Talvez mais importante que o ato de “colecionar”, seria o fato de, simultaneamente, o álbum de figurinhas promover a socialização entre as pessoas e a aproximação destas com a cultura ao seu entorno. Ou seja, as figurinhas nos ajudam a compreender o que se passa em nossa sociedade. Louváveis, por exemplo, foram os álbuns “Antigos Soldados do Brasil”, dando relevância à pátria amada e “Descobridores e Inventores célebres”, que deixava o fã a par dos grandes avanços da sociedade.
No país do futebol, claramente, o esporte bretão não poderia ser deixado de lado... e a febre pegou: álbuns de campeonatos, figurinhas de ídolos, escudos... o álbum de figurinha, ademais de manter a sua louvável tradição, penetrou no coração do torcedor brasileiro... inspirando – por exemplo – criancinhas que, ávidas por ter a figurinha do camisa 10 de seu time, gastam o dinheiro da mesada, no jornaleiro, comprando pacote e pacotes, até que encontram seu camisa 10 e acabam jogando toda a embalagem no chão...
Embalagem no chão é lixo, o que afeta a qualidade de vida, acarretando problemas ao meio ambiente. Mas aí já é outra história...
6 comentários:
Ótima iniciativa. Torcerei e acompanharei o blog.
Abraços,
Paulo Brito
gostei muito do blog, e amei o tema 'cuirosidades'. Com toda certeza aconpanharei o blog. Boa sorte Bibs.
beijos, Luiza.
E agora que vão ter que fabricar as do Grafite... hahah
Muito obrigado pelos elogios. Continuaremos trabalhando para proporcionar sempre o melhor conteúdo para nossos leitores.
Espero que voltem ;)
de fato um artigo interessante e acrescenta cultura popular à nossas mentes :D lecal rsrs
Obrigado pelos comentários.
Postar um comentário